o projeto.png

O projeto UM CERTO SENHOR GABRIEL propõe um novo conjunto de pesquisas e ações culturais e educativas a serem realizados a partir do aprofundamento do estudo sobre o artista Gabriel Joaquim dos Santos, criador da Casa da Flor, patrimônio cultural reconhecido pelo INEPAC e pelo IPHAN, localizada em São Pedro da Aldeia.

A principal delas é a criação de um documentário, com o roteiro sendo feito a partir dos Cadernos de Gabriel, material hoje digitalizado e disponibilizado pelo escritório regional do IPHAN na Região dos Lagos. Os originais encontram-se guardados no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.

O projeto é um desdobramento direto da revista digital JACUBA, publicação criada pela En La Barca Jornadas Teatrais em agosto de 2020. A revista JACUBA surgiu com a proposta de refletir sobre histórias invisibilizadas. O primeiro número é dedicado ao debate sobre as relações entre Cultura Popular, Teatro e Memória a partir da trajetória do artista popular Gabriel Joaquim dos Santos.

A En La Barca é um coletivo teatral fundado em 2014 que desde 2017 se dedica a uma pesquisa sobre os princípios e as possibilidades do Teatro Documentário; unindo pesquisa histórica, debate social e criação artística na sua metodologia de trabalho e na sua forma de atuação e produção de conteúdos socialmente engajados. O documentário UM CERTO SENHOR GABRIEL é seu primeiro projeto na área do audiovisual.

Eduardo CoutinhoTrecho do Documentário "O Fio da Memória"
00:00 / 00:57

“Combater o esquecimento é uma das principais armas contra o desencante do mundo”

(Luis Rufino - Pedagogia das Encruzilhadas)